quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Psicologia hospitalar: uma conquista



Há 29 anos eu me formava em psicologia, profissão que eu abraçaria com paixão para o resto da minha vida. No entanto, antes mesmo da minha formatura eu já estava inserida no trabalho, tendo iniciado pelo Pronto Socorro do Hospital João XXIII e logo na sequência na Santa Casa de Belo Horizonte.

As informações sobre psicologia hospitalar eram limitadas, estávamos, eu e alguns colegas, iniciando um trabalho novo e conquistando espaço junto aos médicos. Precisávamos de teoria que subsidiasse os atendimentos. Os livros eram escassos e os poucos materiais existentes eram quase inacessíveis. Busquei conhecimento em outros estados do Brasil, onde já havia serviços de psicologia hospitalar funcionando. E fui estudar em Buenos Aires. Fundamentar a prática era crucial para um bom atendimento.

Na Santa Casa éramos voluntários, só seríamos contratados anos depois, e recebíamos estagiários. Nesta época os alunos que nos chegavam não tinham a mínima ideia do que fazer dentro de um hospital e a prática acabava por se alinhar à teoria do atendimento clínico. Fazer clínica dentro do hospital não é o melhor caminho, pois a psicologia hospitalar tem suas peculiaridades e não se confunde com a clínica. Assim, comecei a escrever textos que pudessem ajudar aos meus estagiários, trazendo a eles a teoria que fundamentaria sua prática. O resultado destes escritos foi meu livro “Ensaios de Psicologia Hospitalar: a ausculta da alma” (http://www.psicologiahospitalar.net.br/livro.html), sendo sua primeira edição de 2003.  Mas os textos também não eram suficientes e os alunos demandavam mais conhecimento. A supervisão de casos acabava por se confundir com aulas e a partir daí comecei a separar o que seria aula do que seria supervisão. O resultado também foi surpreendente, pois na intenção única de ajudar aos que estavam chegando, acabei por estruturar meu primeiro curso de psicologia hospitalar, até hoje procurado por aqueles que anseiam em aprender sobre o atendimento psicológico dentro do hospital. Outros cursos foram surgindo sempre através de demandas e hoje tenho a grata satisfação de contribuir com aqueles que buscam aperfeiçoamento em sua atuação. São cursos diversos e sempre voltados para um melhor atendimento, seja ele dentro de hospital, domiciliar ou em clínicas específicas. (http://psicologiahospitalar.net.br/)

Conquistar esse espaço trouxe não só uma satisfação pessoal como também um novo olhar para aqueles que adoeciam e precisavam se internar, ajudando-os a passar pelo sofrimento com mais qualidade de vida. Fundamentando a prática com a teoria conseguimos também contribuir nos atendimentos médicos, pois há uma escuta diferenciada para as queixas, já que em muitos casos o ganho secundário da doença impede ao paciente de alcançar uma melhora do seu quadro clínico e até mesmo a cura.

Diante desta exposição quero também chamar-lhe a atenção para as fontes de informação. Em uma época em que as informações surgem com a velocidade da luz, é importante sabermos diferenciar o que é realmente importante do que não é. Informações obtidas no google devem ser triadas e devemos ter um mínimo de informação anterior para julgar a relevância e veracidade da informação que pegamos na rede, onde qualquer um pode postar o que quiser. Os livros continuam sendo uma boa opção para estudar. O que vem a mais é complemento.

Assim como as informações obtidas na internet, cursos online sucateados e sem menção aos professores, devem ser vistos com cautela, pois o mais importante não são os certificados que conseguimos colecionar, mas sim o conhecimento que nos subsidia a prática, adquirido arduamente ao longo dos anos, ajudando-nos a ser respeitados e a conquistar espaços cada vez maiores dentro desse imenso universo que é a psicologia.

Susana Alamy
Psicóloga Clínica e Hospitalar
psicologiahospitalar.net.br

Crédito da imagem: Alamy, Susana: Ensaios de Psicologia Hospitalar: a ausculta da alma. BH, s.ed., 2003.

Copyright © Susana Alamy. Todos os direitos reservados. Este texto é protegido por leis de Direitos Autorais (copyright) e Tratados Internacionais. É permitida sua reprodução desde que citada a fonte.

E-mail para contato: alamysusana@gmail.com

Se gostou curta abaixo e deixe seu comentário.
Cadastre seu e-mail, logo acima do lado direito, para receber minhas publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário