segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Você Pensa Como Você Mesmo?

Você Pensa Como Você Mesmo?


Somos um acúmulo de valores, que desde muito cedo nos ditam regras. Valores nos quais somos educados desde muito cedo e que nos influenciarão.

Mas, será que eles não devem ser questionados? Como são adquiridos, claro que devem. Tomando consciência de cada um e a maneira que nos conduzem, podemos mudá-los.

Eu sou eu ou sou os valores de outras pessoas? Aquele preconceito lá no fundinho de mim é meu mesmo ou nem sei por que o tenho? Repito falas prontas por que concordo com elas ou por que fui condicionada a repeti-las sem questionar?

Sabe aquela história de que é assim que tem que ser e eu não sei porque, mas repito? Então... Nesse momento será que penso como eu mesma?

Tenho ouvido muitas críticas às músicas que ecoam alto nas ruas e fico pensando se eu morasse onde estas nasceram, se não seriam parte de mim.

A transexualidade que vem para derrubar o eixo binário homem e mulher, não poderia ser vista de uma outra maneira se eu tirasse aquelas lentes que me foram colocadas através dos valores que me ensinaram?

A própria condição de mulher, onde ainda é sofrível, devido ao reinante machismo. Quer um exemplo? Homem bêbado pode ser mega divertido, porque homem é assim mesmo: gosta de uma cervejinha. E mulher bêbada? Ah! Que coisa horrível! Isso é sinal de vadiagem, de que está se oferecendo para sexo, de que não tem vergonha. Valores. Valores ultrapassados, e não estou defendendo o alcoolismo, que vem lá da época de nossos bisavós, tataravós, quando a mulher tinha que ser recatada e do lar, e que não podia se divertir.

Aliás, divertir é um vocábulo que mal cabe na vida das mulheres, porque as obrigações vem sempre primeiro. Quando você viu uma mulher sair sábado de manhã para bater uma bolinha com as amigas, depois tomar uma cervejinha e só chegar em casa para o almoço que já deve estar pronto? Isso não existe. Nem pensar. Sábado de manhã é dia de feira, de supermercado, de dar uma geral na casa.

Hora de repensar nossos valores, de fazer um upgrade em nossa maneira de conceber a vida. E mãos à obra, vamos revisar nossos valores e dar-lhes uma repaginada com a cara da pós-modernidade para acompanhar esse mundão de tanta diversidade. “Bora” viver a alegria de sermos quem somos.

Susana Alamy
Psicóloga Clínica e Hospitalar
psicologiahospitalar.net.br

Copyright © Susana Alamy. Todos os direitos reservados. Este texto é protegido por leis de Direitos Autorais (copyright) e Tratados Internacionais. É permitida sua reprodução desde que citada a fonte.

E-mail para contato: alamysusana@gmail.com

Se gostou curta abaixo e deixe seu comentário.
Cadastre seu e-mail, logo acima do lado direito, para receber minhas publicações.

2 comentários: