quinta-feira, 18 de maio de 2017

O que seu bichinho representa para você

 Animal de estimação: o que seu bichinho representa para você?


Quantas vezes já ouvimos alguém falar que gosta mais do seu bichinho do que de seus parentes? Inúmeras vezes, não é mesmo? E quem se espanta com essa afirmativa? E quem acha que é super natural? E quantos humanos que você conhece e que se dizem pais e mães dos seus bichinhos? E aqueles que até extrapolam tratando o bichinho como humano, tentando transformá-lo através de vestimentas e etc.?

E é exatamente essa interação pessoa/animal que vem ganhando espaço e viabilizando campanhas para que, ao menos, se respeitem os animais. Não é preciso amá-los, mas é preciso respeitá-los.

Os animais também têm ganhado espaço nos estudos científicos e vários hospitais veterinários já disponibilizam atendimento psicológico para seus tutores, ou família de humanos, e em muitos casos disponibilizam para o próprio animal.

Socorrer o humano em momento de intenso sofrimento não é tarefa fácil, pois é preciso respeitar sua dor e reconhecer o tamanho do espaço ocupado por seu bichinho em seu coração, permitindo-lhe se expressar através do acolhimento psicológico, ajudando este humano a superar a perda e a elaborar seus conflitos. É preciso falar sobre a culpa (é comum o humano se sentir culpado pensando que não fez o que deveria ser feito e que por isso seu bichinho morreu), falar da saudade, dividir seu sofrimento com aquele que o respeita.

Eu sei bem o que é isso. Hoje tenho duas gatinhas lindas, Fukinha e Sophia, que são como filhas para mim, tendo passado recentemente pelo tratamento de uma delas com linfoma. E já passei pela perda de uma outra gatinha, Tigrinha, que durante 7 anos esteve doente, positiva para FIV (imunodeficiência felina / HIV) e FELV (leucemia felina), e câncer. Nada fácil.

Objetivando ajudar estas pessoas quando seu bichinho adoece ou quando já partiu, ofereço atendimento psicológico individual e grupo de apoio para os donos de animaizinhos de estimação. Assim, convido a todos que estão lendo este texto para participarem. A chamada é feita de acordo com a disponibilidade de vaga no grupo ou de horário para atendimento individual. Para se inscrever clique aqui, preenchendo os dados solicitados e marcando a taxa que poderá pagar por encontro. De todos os valores recebidos, 10%  serão revertidos para projetos relacionados aos animais, podendo ser animais de rua, santuários, protetores de animais, confecção de materiais para campanhas educativas, publicação de livros e etc.

Susana Alamy
Psicóloga Clínica e Hospitalar,
Psicoterapeuta, Docente Livre,
alamysusana.blogspot.com.br
psicologiahospitalar.net.br

Copyright © Susana Alamy. Todos os direitos reservados. Este texto é protegido por leis de Direitos Autorais (copyright) e Tratados Internacionais. É permitida sua reprodução desde que citada a fonte.

E-mail para contato: alamysusana@gmail.com

Vamos conversar. Curta e deixe seu comentário.
Cadastre seu e-mail, logo acima do lado direito, para receber minhas publicações.

2 comentários:

  1. Excelente iniciativa!!! Nós que amamos os nossos animais precisamos dividir a dor da perda com quem nos entenda.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns. Muito gratificante a iniciativa. Eu sinto essa importância por conta que eu tenho duas cachorras e que eu amo demais. Perfeito empatia sempre.

    ResponderExcluir