quarta-feira, 14 de junho de 2017

Por que devo fazer terapia?

POR QUE DEVO FAZER TERAPIA?

Imagem do livro “Ensaios de Psicologia Hospitalar: a ausculta da alma”, 3ª ed., p. 47.

“Nada substitui o conhecimento que você pode ter de você mesmo”. 
(Susana Alamy)

Porque a psicoterapia é destinada ao tratamento e ajuste de todos aqueles que se sentem descontentes. É a "aplicação de técnicas especializadas ao tratamento de distúrbios mentais ou aos problemas de ajustamento cotidiano." (Álvaro Cabral e Eva Nick, Dicionário Técnico de Psicologia).

Porque muitos são os problemas pelos quais passamos e muitos deles parecem ser tão grandes que nos tiram do sério, nos deixam tristes, desanimados, ansiosos e às vezes também deprimidos. Neste momento não conseguimos pensar direito, nosso raciocínio fica comprometido e ficamos presos no mesmo lugar. Quem pode nos ajudar? O psicólogo!

Algumas queixas são muito frequentes no consultório, como, por exemplo, os problemas no relacionamento: com o companheiro ou companheira, com os pais, no trabalho ou com amigos. E relacionar-se não é nada fácil mesmo. As pessoas são diferentes e isto às vezes leva a desentendimentos que podem magoar profundamente a outra pessoa.

Outra queixa muito comum é o sentimento de infelicidade e baixa autoestima. Quando a pessoa diz que tem tudo para ser feliz, mas não consegue. Ou que tenta alcançar seus objetivos, mas não consegue. Ou quando diz que para ela dá tudo errado sempre.

Também são comuns os problemas relacionados à insatisfação no trabalho, quando se queixam de não se sentirem valorizadas pelos seus chefes e pelos colegas, ou por sofrerem de assédio moral, ou mesmo porque não sabem ao certo o que querem como profissão, etc.

Muitas vezes também procuram o psicólogo porque se sentem descontroladas emocionalmente, recorrendo a medicamentos, drogas, álcool e outros subterfúgios que em nada ajudam.

Em outras porque brigam muito e nunca conseguem se entender com ninguém, o que as faz sentirem sozinhas e desamparadas.

Perder alguém amado também pode gerar grande desconforto emocional, fazendo com que a pessoa se sinta impotente diante da vida, sozinha e perdida, sem direção.

Problemas relacionados à saúde física também chegam ao consultório com bastante frequência, porque interferem na qualidade de vida da pessoa e ela quer aprender a resolvê-los ou aprender a enfrentá-los de maneira satisfatória.

As frustrações também trazem as pessoas ao consultório. E não é mesmo nada fácil lidar com as frustrações do dia a dia, principalmente nos dias de hoje, quando vivemos uma grande crise no país.

E ainda temos tantos outros motivos tão comuns: desilusão, stress, angústia, depressão, infelicidade, dificuldades escolares, traumas na infância, dúvida sobre qual carreira profissional seguir, perda de alguém importante, problemas com a sexualidade, dificuldades escolares, crise existencial, medos, ansiedade, etc.

E temos as pessoas que são encaminhadas por outras pessoas, que vêm com aquele problema que o outro percebeu. Ou por encaminhamento médico para que seja preparada psicologicamente para alguma cirurgia, ou para aprender a lidar com alguma perda importante, ou para ser acolhida em momento de doença grave como o câncer e outras.

Poderíamos falar inúmeros motivos que trazem uma pessoa ao consultório e cada um com sua peculiaridade, porque cada pessoa é única e sofre na sua unicidade como tal.

O objetivo da terapia é auxiliar o paciente em seu desenvolvimento enquanto pessoa, ajudando-o a descobrir seu potencial e sua maneira de lidar com as situações que lhe provocam estresses, conflitos, ansiedades, tristezas e etc., bem como trabalhar os traumas para que sejam desfeitas as amarras que o impedem de agir de uma outra maneira, aprender a lidar com suas emoções e alcançar as transformações que tanto quer, sejam em si mesmo ou nas suas relações interpessoais.

A psicoterapia auxilia o paciente em seu autoconhecimento e possibilita que faça escolhas mais conscientes para sua vida.

Assim, o psicólogo está preparado para acolher a ajudar essas pessoas, utilizando de técnicas estudadas durante a faculdade e aperfeiçoadas ao longo da carreira.


COMO SE FAZ TERAPIA?

A terapia é o espaço para conversar abertamente com alguém que sabe escutar, e que o escuta sem julgar, que guarda sigilo e jamais o expõe diante de alguém, que o orienta do ponto de vista profissional, que o acolhe em momentos de crise e que se dedica a ajudá-lo a encontrar as causas dos problemas e a resolvê-los. O psicólogo ajuda a pessoa a encontrar as respostas que estão dentro da própria pessoa. Através da linguagem o paciente pode se reconhecer e reconhecer seus problemas, encontrando sua solução e alcançando a tão desejada qualidade de vida.


QUAL RESULTADO posso esperar DA TERAPIA?

O paciente se dedicando em sua terapia, se dispondo a falar de coisas que às vezes o desagrada e enfrentando seus medos e angústias, consegue reelaborar seus conflitos e reescrever sua história, alcançando assim uma melhor qualidade em seus relacionamentos, consigo mesmo, com os outros, em sua própria vida.


Onde poSSO FAZER TERAPIA?

No consultório e também em casa quando o paciente não pode se deslocar por estar acamado ou porque tem algum problema que o impede de sair, o que chamamos de atendimento domiciliar.


QUEM PODE FAZER TERAPIA?

Crianças, adultos e idosos, todos aqueles que precisam de ajuda ou que buscam se conhecer melhor.

Susana Alamy
Psicóloga Clínica e Hospitalar,
Psicoterapeuta, Docente Livre
psicologiahospitalar.net.br


Copyright © Susana Alamy. Todos os direitos reservados. Este texto é protegido por leis de Direitos Autorais (copyright) e Tratados Internacionais. É permitida sua reprodução desde que citada a fonte.

E-mail para contato: alamysusana@gmail.com

Vamos conversar. Curta e deixe seu comentário.
Cadastre seu e-mail, logo acima do lado direito, para receber minhas publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário