sexta-feira, 14 de outubro de 2016

6 DICAS PARA USAR O CELULAR EDUCADAMENTE


Eu tenho saudades da época em que só existia telefone fixo. Saíamos para trabalhar e estudar e estávamos inteiros no que estávamos fazendo. A atenção estava na aula ou nos colegas e interagíamos coerentemente, sem perguntas desconexas ou repetidas pela desatenção.

O trabalho rendia, porque a atenção estava voltada para ele e eventualmente quando tínhamos que esperar algum serviço chegar, aproveitávamos o ócio para descansar, falar com colegas, pensar, sonhar acordado ou até mesmo para ler algumas linhas de um livro.

Os professores não ficavam preocupados em ver despistadamente seus celulares em cima da mesa. E nem os alunos deixavam de prestar atenção às aulas e o aprendizado era, sem dúvida, de melhor qualidade.

Mas, o pior disso tudo é que não há atenção que se baste para se dividir entre duas tarefas e o que acontece é que as informações chegam sempre fragmentadas para a pessoa. E a pessoa acaba por não estar inteira em nada.

Por que ficar teclando com amigos que estão ausentes ao invés de falarem com os que estão presentes? E assim sempre falando com quem está ausente e nunca com quem está presente?

Fico pensando por que a ausência é sempre mais importante do que a presença.

E ainda nem estou falando do quanto é deselegante, para não dizer mal educado, o uso inapropriado do celular quando se está assistindo uma palestra, uma aula ou quando em uma roda de amigos. Em cinemas... aquela luz forte meio à escuridão, incomodando a todos os que estão assistindo ao filme. E sentado à mesa na hora do almoço? Poxa!

Então vão algumas dicas para usar educadamente o celular:

1. Não use o celular enquanto estiver assistindo uma palestra ou uma aula, porque todo mundo observa e você será visto como alguém desinteressado que deveria estar em outro lugar e não ali. Além de você ser desrespeitoso com quem está falando.

2. Se você vai ao cinema, aprecie o filme. Deixe para ver suas mensagens quando o filme terminar. No escuro a claridade provocada pelo celular multiplica-se e incomoda muita gente. A luz é tão forte que às vezes é usada em shows como pisca-piscas para reverenciar alguma celebridade.

3. Jamais leve o celular para a mesa de refeições. Aproveite este momento para conversar com a família, contar casos e rir com todos. Sem contar que antes de sentarmos à mesa lavamos as mãos e o celular é sujo.

4. Se precisar atender ao celular, primeiro peça desculpas para a pessoa que está com você, em seguida peça licença e retire-se para um lugar mais reservado. E fale baixo! Ninguém tem interesse em ouvir sua conversa.

5. Lembre-se que seu celular não é parte do seu corpo, você pode muito bem usá-lo somente quando estiver sozinho.

6. Tenha bom senso e não espere placas de “proibido usar o celular” para saber que deve desligá-lo ou colocá-lo no silencioso.

Susana Alamy
psicologiahospitalar.net.br

Se gostou curta abaixo e deixe seu comentário.
E cadastre seu e-mail, logo acima do lado direito, para receber minhas publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário