segunda-feira, 24 de abril de 2017

Enfim, formada!

ENFIM, FORMADA!


Vejo meus alunos se formando e não tem como isso não me remeter ao dia em que fui ao CRP (Conselho Regional de Psicologia) requerer minha carteira profissional. Eu estava emocionada, muito feliz. Enfim, psicóloga. Sim. Psicóloga. Muito orgulho para mim: estar em uma profissão tão linda, rica em conhecimentos e que me permitia ver as pessoas pelo seu melhor lado, o lado do avesso. Saí de lá com meu número anotado em um pedaço de papel e na esquina já mandei fazer meu carimbo. Agora eu seria profissional, com carimbo e tudo. Pela carteira eu deveria esperar alguns poucos dias. O que para mim pareceram uma eternidade.

Momento único o dia em que voltei para pegar a minha carteira. Eu estava tão feliz que não podia me conter. Comemorava ali os esforços que tinham valido a pena, as noites sem dormir, os finais de semana sacrificados por todo o período da faculdade e sem problema algum, os horários de almoço engolidos pela aula que eu queria assistir até o fim e que já se esbarrava em meu apertado horário de trabalho. Gostava dos livros como meus companheiros e não os deixava nem nas férias escolares.

Ah! Teve outro momento único também na psicologia: o dia em que minha mãe me deu de presente a coleção de Freud. 24 volumes. Novinhos. Lindos!! Eu mal podia esperar para ler todos. Fiquei encantada com a coleção e ela me acompanha até hoje. Tem lugar de destaque na minha estante e se completa com um “Freudzinho” que ganhei de uma aluna.

Ah! Mas teve também aquele primeiro atendimento, no ambulatório da faculdade, à noite. Uma paciente que esperava há meses na lista para ser atendida e que os colegas não escolhiam, porque sua demanda estava relacionada a seu intenso medo de morrer. Prostituta. Casada. Mãe de um filho. Marido ciumento. Tinha se tornado do lar. Sentia falta do seu trabalho. E lá fui eu, munida de uma prancheta, papel e lápis, e de uma satisfação sem medida. Não poderia deixar passar nenhuma palavra de sua fala e tinha medo de me esquecer. Precisaria analisar meu próprio atendimento junto aos livros e ao meu supervisor, por quem eu nutria uma intensa admiração. Então eu anotava tudo o que ela falava. Ela pacientemente me esperava anotar para dar seguimento à sua fala. Até o dia que me pediu, com muita educação e melindre, que eu deixasse minha prancheta de lado, explicando-me que se sentia um pouco constrangida de eu anotar. Nunca mais tive uma prancheta em atendimento. Daí para frente descobri que minha atenção era completa na fala da paciente e não havia motivo para anotar tudo na frente dela. Passei a fazer meus apontamentos logo depois do atendimento e o relatório ao chegar em casa. Deixava-o dormir e no dia seguinte fazia minha análise das minhas pontuações para levar todo esse rico material à supervisão. Eu queria muito acertar no meu atendimento.

Ah! Mas teve também aquele dia em que comecei a trabalhar, que foi antes mesmo da minha formatura... Primeiro os grandes queimados, onde minha chefe era uma psiquiatra, que me dava supervisão com jornadas de fantasias e discussões de casos. E logo na sequência, em outro hospital, as crianças oncológicas, na sua maioria, terminais. E vieram os pacientes adultos da oncologia, da neurologia, da clínica geral... Cada dia mais pacientes e mais livros e mais relatórios. Neste momento eu comecei a dar supervisão de estágio e passei a escrever textos para ajudar meus estagiários. Daí surgiu meu livro “Ensaios de Psicologia Hospitalar: a ausculta da alma”. Ensaios porque o conhecimento é sempre inacabado e não se encerra em si mesmo, sendo aperfeiçoado ao longo da vida. Mas isso é assunto para outro momento. Agora estou falando da minha carteira de psicóloga. (risos).

É uma emoção que ainda posso sentir, que revivo com cada um dos meus queridos alunos, uma paixão desmedida pela psicologia que já dura 30 anos. E que é renovada a cada instante, em cada paciente, em cada texto, em cada teoria.

Profissão? Psicóloga.

Susana Alamy
Psicóloga Clínica e Hospitalar,
Psicoterapeuta, Docente Livre
psicologiahospitalar.net.br

Copyright © Susana Alamy. Todos os direitos reservados. Este texto é protegido por leis de Direitos Autorais (copyright) e Tratados Internacionais. É permitida sua reprodução desde que citada a fonte.

E-mail para contato: alamysusana@gmail.com

Vamos conversar. Curta e deixe seu comentário.
Cadastre seu e-mail, logo acima do lado direito, para receber minhas publicações.

7 comentários:

  1. Conto os dias para também dizer essa frase "ENFIM FORMADA", pois exercer essa profissão é realmente incrível.
    Uma profissão que só vem a nos acrestar.
    Parabéns Susana,amo ler seus textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!! Obrigada. Fico feliz que goste dos textos. Não apareceu seu nome no post. Abraços.

      Excluir
  2. Amei o texto, meus olhos brilharam e passaram um filme de tudo o que me aconteceu também na faculdade, até agora no 7º período. Desde o primeiro e desafiador estágio.. Não vejo a hora de me tornar uma PSICÓLOGA Oficial e fazer jus á essa maravilhosa profissão. Quero muito ter o prazer de te conhecer um dia e inclusive participar de um dos seus cursos. Porém moro fora pra estudar, e pagar p me deslocar até aí, sairia um pouco caro. Mas um dia, sei que irei! Tenho mto interesse pela área hospitalar e quem sabe um dia não seremos colegas de trabalho?! Pra mim, seria uma honra. Parabéns pelo texto e por ser um exemplo de profissional. São pessoas como você, que me fazem acreditar em um mundo melhor. Abraços!
    Dalana Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Daiana! Fico muito feliz que você esteja empolgada com o curso. É lindo mesmo e a prática vem colocar a teoria bem juntinho dela, o que é maravilhoso. Venha sim fazer os cursos, você irá gostar deles e será um prazer conhecê-la. Obrigada pelo seu carinhoso post. Grande abraço.

      Excluir
  3. Ah! Quantas lembranças seu depoimento fez reavivar na minha memória! Me lembrei do primeiro paciente que atendia na clínica escola e que, depois de um intervenção no primeiro atendimento, não voltou mais.e senti totalmente incompetente e impotenté. O dia da supervisão não chegava e eu agoniada. Quando relatei o atendimento e a intervenção a supervisora, com um sorriso encorajador, disse: talvez era só o que ele precisava era falar e sua intervenção era a resposta que ele buscava. Que alívio!rsrs
    Muitas outras lembranças, principalmente do estágio no Hospital da Baleia quando um paciente da ala terminal me disse queé esperava todos os dias pois o meu sorriso trazia paz para sei coração. São muitas e muitas lembranças que me fazem sorrir sozinha ao voltar ao período de faculdade. Fiz alguns cursos enquanto estava na faculdade ainda é o melhor deles foi o de Psicologia Hospitalar com você. Aprendi muito e me apaixonei mais ainda pela psicologia hospitalar mas o que mais me marcou foi não poder falar durante um dia no curso por causa de uma cirurgia na gengiva. Realizei seu sonho de mandar alguém calar a boca, não é mesmo?🤗 Saudades imensas desta profissional maravilhosa e ética: Susana Alamy 😍😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Iracema, muito obrigada por seu depoimento e pelos seus carinhosos elogios. Você é uma pessoa muito especial. Quanto ao realizar meu sonho... kkkk.. brincadeiras a parte, morri de pena de você naquele dia. Também muitas saudades de você, venha me visitar, conhecer o novo layout do consultório. Beijo grande.

      Excluir
  4. Ah! Quantas lembranças seu depoimento fez reavivar na minha memória! Me lembrei do primeiro paciente que atendia na clínica escola e que, depois de um intervenção no primeiro atendimento, não voltou mais.e senti totalmente incompetente e impotenté. O dia da supervisão não chegava e eu agoniada. Quando relatei o atendimento e a intervenção a supervisora, com um sorriso encorajador, disse: talvez era só o que ele precisava era falar e sua intervenção era a resposta que ele buscava. Que alívio!rsrs
    Muitas outras lembranças, principalmente do estágio no Hospital da Baleia quando um paciente da ala terminal me disse queé esperava todos os dias pois o meu sorriso trazia paz para sei coração. São muitas e muitas lembranças que me fazem sorrir sozinha ao voltar ao período de faculdade. Fiz alguns cursos enquanto estava na faculdade ainda é o melhor deles foi o de Psicologia Hospitalar com você. Aprendi muito e me apaixonei mais ainda pela psicologia hospitalar mas o que mais me marcou foi não poder falar durante um dia no curso por causa de uma cirurgia na gengiva. Realizei seu sonho de mandar alguém calar a boca, não é mesmo?🤗 Saudades imensas desta profissional maravilhosa e ética: Susana Alamy 😍😍😍😍

    ResponderExcluir